Uma lista tríplice deve ser selecionada e encaminhada à ministra Luciana Santos e à Comissão de Busca para a eleição do novo diretor.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou, nesta segunda-feira (15), o edital para escolher o novo diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em São José dos Campos (SP).
De acordo com o MCTI, a escolha da direção terá início em uma lista tríplice encaminhada pela presidente da Comissão de Busca à ministra Luciana Santos.
A comissão deve identificar, nas comunidades científicas, tecnológicas e/ou empresariais, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político administrativas estabelecidas pelo Cemaden.
De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), “qualquer cidadão com notório conhecimento e experiência profissional nas áreas de atuação do Cemaden pode se inscrever”.
Qualquer cidadão portador de diploma de doutorado emitido por instituição de Ensino Superior credenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também pode se inscrever para o cargo.
A seleção dos candidatos será feita pela análise de currículos e memoriais, além de projeto de gestão, exposição oral pública do projeto de gestão e entrevista individual com a Comissão de Busca.
Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected], após o envio dos documentos. Segundo o edital, a data-limite para recebimento dos documentos é o dia 20 de agosto. A divulgação das homologações das inscrições deve acontecer entre os dias 21 e 23 de agosto.
Atualmente, quem está na direção do centro, de forma interina, é a pesquisadora e meteorologista Regina Célia dos Santos Alvalá. Antes dela, quem esteve no posto por dois mandatos seguidos foi Osvaldo Luiz Leal de Moraes, físico e pesquisador.
Cemaden
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é uma unidade de pesquisa do MCTI. Criado em 2011, há 13 anos o órgão realiza o monitoramento de riscos de desastres naturais no país.
O monitoramento feito pelo Cemaden é realizado 24 horas por dia. O local conta com equipes profissionais especializadas, como geólogos, especialistas em geodinâmica e na área de desastres e vulnerabilidade, meteorologista e hidrólogos, por exemplo.
Ao todo, o centro monitora 1.133 municípios brasileiros, fornecendo mapeamento de áreas de risco para deslizamentos, inundações, enxurradas e enchentes. O número abrange mais de 20% das cidades brasileiras e quase 60% da população do país.
O principal objetivo da instituição é se antecipar aos desastres, para reduzir as perdas humanas e materiais diante de tragédias climáticas.