A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) está promovendo uma ação inédita no Brasil, em parceria com os núcleos de inovação das universidades públicas do estado. A Fapesq-PB designou bolsas de pós-doutorado pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) para fortalecer a inovação nas instituições de ensino e pesquisa, facilitando a interação com o mercado.
Desafios e Soluções para a Inovação
Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) enfrentam desafios significativos, como a dificuldade de tornar invenções conhecidas no meio empresarial e a identificação de pesquisadores capazes de criar soluções específicas. Esses núcleos são essenciais para promover inovações, empreendedorismo e proteger a propriedade intelectual, auxiliando pesquisadores a comercializar suas invenções.
Potencial dos Núcleos de Inovação
Simone Lopes, coordenadora da Agência de Inovação Tecnológica da UEPB (Inovatec), destaca que a limitação maior é o recurso humano. A presença de bolsistas capacitados para se dedicar às ações estratégicas do núcleo pode concretizar a expansão do trabalho. A Fapesq-PB está preenchendo essa lacuna, com especialistas em nível de pós-doutorado dedicados exclusivamente ao desenvolvimento das ações.
Impacto do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação
O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação, realizado pela Capes e Fapesq, incentiva o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no país. Na Paraíba, o programa financia 104 pesquisas e 12 cotas de bolsas de pós-doutorado nos Núcleos de Tecnologia e Inovação das universidades públicas. O segundo edital, lançado em 2021, apoia projetos focados no desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região Semiárida brasileira.
UFPB e o Licenciamento de Tecnologias
Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o pós-doutorando Samuel Cibulski está provocando mudanças positivas na Diretoria de Transferência e Licenciamento de Tecnologia do Inova. Desde sua entrada, foram licenciadas duas tecnologias, com mais quatro em andamento. A equipe do Inova está levantando startups vinculadas à UFPB e ações de empreendedorismo, preparando um espaço para incubação de empreendimentos.
UFCG e o Ranking de Patentes
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lidera o ranking nacional de Patentes de Invenção, com 96 solicitações, seguida pela Petrobras e pela UFPB. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) também aparece no ranking, destacando-se em áreas como Odontologia, Engenharia de Alimentos e Energias Renováveis. A pós-doutoranda Flávia Suzane Ferreira dos Santos está ajudando a UEPB a entrar em uma plataforma de vitrine digital em fitoterápicos.
Desafios e Conquistas da UFCG
No Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFCG (NITT), o pós-doutorando Hugo Lisboa está focado em aumentar o número de concessões de patentes. Apesar do elevado número de registros, o número de concessões é baixo. Hugo está trabalhando para licenciar patentes, incluindo produtos oriundos de pesquisas sobre a covid-19.