A primeira etapa da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024 (CECTI) começou na segunda-feira (18), no auditório da Universidade Federal de Campina Grande, em Sousa. O evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), reuniu a sociedade para discutir temas de relevância local e global.
Abertura e Palestras
Na cerimônia de abertura, o secretário executivo da Secties, Rubens Freire, deu as boas-vindas aos participantes e mediou a palestra da vice-presidente da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC), Francilene Garcia. Ela abordou o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável para uma Paraíba inteligente e inovadora”.
Objetivos da Conferência
Rubens Freire destacou que a conferência visa inserir a política estadual de ciência, tecnologia e inovação na pauta da sociedade paraibana. A mobilização de discussões e debates resultará em propostas de políticas públicas para a região de Sousa, que serão apresentadas na reunião de grupos de trabalho na terça-feira (19).
Participação e Mesa de Abertura
O evento contou com a presença de professores, estudantes, especialistas, empresários e membros da sociedade civil. A mesa de abertura foi composta por Francisco Roserlândio, diretor geral do IFPB de Sousa; Jardel de Freitas, diretor do Centro de Ciências Sociais da UFCG; Enéas Neto, vice-diretor do CCIS; Wilson Aragão, gerente executivo de Ensino Superior da Secties; Rubens Freire, secretário executivo da Secties; Francilene Garcia, vice-presidente da SBPC; e Francisco Marques Júnior, secretário regional da Sociedade Brasileira de Computação na Paraíba.
Importância do Diálogo
Francilene Garcia enfatizou a importância do diálogo com a comunidade local para identificar ações imediatas para a ciência, tecnologia e inovação. Ela destacou a relevância da transição energética e das energias renováveis, que são vocações do Sertão da Paraíba.
Popularização da Ciência
Wilson Aragão ressaltou que a conferência no Sertão da Paraíba tem o papel de popularizar a ciência, incentivando a população a buscar melhores condições de vida através do conhecimento. Francisco Roserlândio, do IFPB de Sousa, destacou a importância de incluir o interior do estado nas discussões sobre ciência e tecnologia.
Painéis e Discussões
Os painéis da conferência abordaram temas como desenvolvimento regional, divulgação científica, turismo, desenvolvimento social, meio ambiente e transição energética. Tiago Henrique, estudante de Análise de Desenvolvimento e Sistemas, destacou que a conferência incentiva a busca pelo conhecimento em uma região de difícil acesso.